quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Companhias aéreas

Depois de 31 horas no ar, estou de volta. Não, não estava no Japão. Mas tive muito tempo para pensar e prometer nunca mais reclamar da TAM ou da GOL. Sim, eles só servem 2 bolachinhas de água e sal mequetrefes mas pelo menos não te cobram 5 dólares pela água, 3 pelo foninho de ouvido, 8 pela tv, 9 por snacks, ou te deixam esperando 6 horas no aeroporto porque a janela da cabine do piloto se rompeu e foi preciso trocar o vidro e fazer testes de despresurização enquanto pessoas ficavam histéricas sem notícia ou assistência alguma gritando: Eu que não vou entrar neste avião. É um aviso.

United Airlines ou Continental Airlines, como também é conhecida, é a pior companhia aérea em que já andei. Se você está acostumado a ir para o exterior deve já reservar uma boa quantidade de grana pra não viajar 12 mil kilômetros sem morrer de sede, mas se você é marinheiro de primeira viagem e mal sabe pronunciar as palavras orange juice e water, vai sofrer um pouco com a falta de educação das aerovelhas (que deixaram de ser moças a séculos atrás).

Só pra você ter uma ideia, a mala de mão do meu irmão não estava cabendo no compartimento acima e como não tinha ninguém sentado ao lado dele, ele colocou no chão. A aerovelha reclamou, pegou a mala dele de qualquer jeito e começou a empurrar no maleiro. Eu me levantei pra oferecer ajuda e tudo que ouvi foi: Você tem alguma maneira mágica pra enfiar este troço aí? Porque se tiver, fique à vontade. Duvido que alguém da nossa companhia tenha pesado sua bagagem e liberado. Vocês brasileiros adoram tirar vantagem. Vamos ter que atrasar o vôo pra guardar lá em baixo... blá, blá, blá... mas quem é leigo em inglês nem se ofende com o tamanho da ironia.

Tudo bem, vou dar um crédito para as primeiras horas. Quando a gente está na expectativa de conhecer um lugar novo até o cinto de segurança fecha melhor (na volta, nem o sapato queria fechar). Enfim, na primeira hora serviram o jantar (às 22h). Eu escolhi carne, cuscuz e coca-cola, pra variar. Depois fui assistir The Luck One para passar o tempo. E fui emendando um filme no outro até dar 6h da manhã e servirem iogurte e um bolinho de frutas (overdose de doce na veia), mas tudo o que eu pensava era: - Nossa, ainda não estou de regime. Pra que tanta restrição?

Só que na volta, depois de 8 horas esperando no aeroporto, serviram um filé de frango com vagem e um croissant de café da manhã. Fomeeee. A cadeira não me cabia, não reclinava, a tv não funcionava e quando começou a turbulência minha coca caiu toda e retiraram a lata e comida da minha mão. De volta pra casa, uma surpresa: quebraram o cadeado da minha mala mexendo em tudo. Nervoso. Mas enfim, de volta ao Brasil.








Nenhum comentário: