quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que não faz um bom moleton

Não sei se este friozinho é um prenúncio do inverno, mas os ânimos não estavam tão alterados, e as pessoas mais solidárias, chiques e cheirosas.

Uma menina sentou ao meu lado. Pelo choro baixinho e calmo parecia nunca ter chorado. E se enfrentava a primeira dor da sua vida não passava dos 18 anos. Era linda. Não, não fui inconveniente. Não olhei para ela. Mas seu choro me dizia que era linda, estava se sentindo muito sozinha, e não queria incomodar.

Aos poucos o ônibus foi seguindo o seu caminho. Até o motorista estava mais calmo, fazendo fluir a viagem em um único compasso. Dormimos. Um silêncio tomou conta do nosso cansaço.

Acordei com a menina deitada no meu ombro direito. Estava ali, tão acolhida, que eu seria capaz de andar mais 3 horas só para não acordá-la. Nesta mesma hora fui surpreendida com o seu braço se entrelaçando ao meu. Pensei: deve estar tendo um sonho bom...

Não demorou muito, meu ponto chegou. Finalmente olhei para ela. O rosto clarinho marcado com rímel. O mesmo que escorreu enquanto ela chorava. Longos cabelos castanhos. Um suéter vermelho.
-Desculpe, mas preciso descer.

Ela acordou assustada e mais que prontamente pediu 13 desculpas em um só segundo: - Desculpa eu, desculpa eu, desculpa eu, por favor, eu quem peço desculpas. Levantou para que eu passasse. E quando se sentou novamente se despediu dizendo: - Muitooooo obrigada.

Sabe, às vezes a gente deixa de ajudar os amigos que mais precisam com palavras de conforto ou com as mesmas dicas semi-prontas que servem para solucionar qualquer problema, porque se sente cansado. Mas não adianta fugir. Mesmo sem querer, mesmo dormindo, quando menos se espera, você pode ajudar um desconhecido. Basta usar um moleton.

2 comentários:

Vanessa disse...

Você é muito boazinha. Poderia ser o lenhador da minha vida mas eu não deixaria dormir no meu ombro! ahahhahaha

E o sonho continua disse...

Acho melhor já começar a editar suas belas crônicas em algum jornal de qualidade pois não faltarão leitores ansiosos, rsrsrs bjs!!!