segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vamos boicotar?

Uma notinha do site "Isto é Notícias" chamou minha atenção na manhã de hoje.

Quando conheci a Lia e a Camila (blogueiras super famosas que me levaram para o carnaval de salvador), comecei a me interessar mais por moda e comportamento. Eu sempre gostei de blog, afinal tenho o meu há muitos anos, mas eu era consumidora de revistas - Estilo, Marie Claire, Vogue, Cláudia, Elle. Porém, em uma conversa informal, a Lia me contou que recebe 90 mil acessos por dia em seu blog, e percebi que a informação vinda dos blogs era a oportunidade de saber em primeira mão os últimos lançamentos. Virei fã.

Todos os dias, a primeira coisa que faço ao ligar um computador é olhar meu horóscopo na Terra, UOL, Msn e depois entrar no F.HITS (a primeira prime network de moda do Brasil), portal que teve a brilhante ideia de reunir todas minhas blogueiras preferidas e igualmente formadoras de opinião. Com isso, conheci a Lu (chata de galocha), a Mariah (blog da mariah), a Helô (sanduíche de algodão) e continuei amando a Lia (Just Lia) e a Camila (garotas estúpidas).

Gasto 2 horas diárias navegando nestes blogs. E assim como eu, sei de muita gente que faz o mesmo. Hoje, para sobressair no cenário fashion, que só no Brasil deve movimentar mais de R$ 100 bilhões em 2012, a opinião de uma só publicação especializada, como foi retratado no filme estrelado pela vencedora do Oscar deste ano, com A Dama de Ferro, não basta. É necessário também lidar com um exército de blogueiras, que podem referendar – ou não – o “look” do momento.

Não era de se espantar que do dia para a noite o F.HITS enxergando uma oportunidade de mercado transformasse em um grande comércio, o meu espanto está em saber que apenas consumidoras RICAS que vestem manequim menor do que 46 podem fazer parte do clubinho. Ela funciona da seguinte forma: para acessá-la, a consumidora deve preencher um cadastro com informações sobre seu manequim. Se usar roupas menores que o tamanho 46, a candidata tem chances de ser aceita.

Não é por causa de mim que estou extremamente ofendida, afinal, visto 52 e sei da dificuldade de encontrar roupas. Muito menos, meu orçamento me deixa gastar milhões em um vestido. Mas até que ponto posso acreditar que aquelas roupas e acessórios foram realmente escolhidos pelas blogueiras?

O segredo para evitar esse tipo de revés é ser seletivo, afirma Julia Petit, uma das pioneiras na prática de negócios com blogs de moda no Brasil e apresentadora do canal de tevê paga GNT. Com média de dez anunciantes, o Petiscos faturou R$ 1,3 milhão em 2011. “As pessoas aceitam bem esse tipo de ação quando o produto tem a ver com o conteúdo”, diz Julia. E ela não faz parte do F.HITS.

Nenhum comentário: