sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Feliz Dia dos Pais

Na corrida da genética, os homens estão com a bola toda. Aliás, duas.
Largaram na frente e por mais que alguns, em determinado momento da vida, possa dizer que tem inveja da mulher pois só ela, até onde eu sei, tem capacidade de gerar um filho em sua barriga, a nossa admiração por eles não terem que engordar, sentir os descontrolados hormônios tomarem conta da personalidade, esperar ansiosamente por 9 meses, mudar os hábitos de vida, ficar sem dormir pela próxima eternidade, é, sem dúvida, maior.

A mulher já nasceu programada para administrar o lar. Ou você pensa que brincar de casinha é coisa de criança? Se bem que tem algumas meninas que ganharam panelinhas no aniversário de 5 anos e disseram na cara do amigo do pai: - Não gostei. Mas isso é uma outra história. Enquanto as meninas tiveram que criar papéis definidos para a Barbie e o Ken, os meninos estavam colecionando carrinhos e quando muito destruindo-os para saber o que tem dentro. - Meu filho é um gênio. Ele ganha um brinquedo e logo vai quebrando pra saber como funciona. Vai ser engenheiro, no mínimo. Mas esta mãe sabe que no mínimo ele será cópia do pai e no máximo alguém que preferiu viver sozinho do que tolerar horas de DR para compor um verdadeiro currículo.

Não quero dizer que a predisposição a ter um filho obriga todas as mulheres a se tornarem mães. Mas posso dizer que mais dia menos dia o homem será um pai. Se ele se divertir muito, inevitavelmente, irá cruzar com alguma maluca e uma camisinha furada. Acidente ou não, um homem quando tem um filho inicia um novo capítulo na sua vida. O capítulo em que ele começa a ler o livro. E deixa de ser uma criança (mesmo que já tenha mais de 50 anos) para se tornar adulto ou um pouco mais responsável (não vamos exigir demais).

Se você for esperar o dia que eles estiverem preparados para um passo enorme como este, esquece. Mas depois que eles se tornam pais (se engana quem acha que a primeira palavra que um filho fala é mamãe), no momento em que eles escutam aquela coisinha pequena que agora nem tem mais tanta cara de joelho dizer papai ou papá ou pá ou só olhar para ele com aquela cara de você é meu herói, o homem realmente se transforma e se sente digno de passar para frente todos os seus valores, experiências, sobrenome a todas as gerações que estão por vir.

Nós, os filhos, vamos ter uma verdadeira adoração por ele. Nunca vamos questionar o seu comportamento. Se ele diz que é o certo é porque é. Vamos nos importar com a sua opinião. Vamos viver nossos dias para orgulhá-lo. Vamos fazer uma estátua do homem mais generoso - honesto - fiel - trabalhador - amoroso e colocar no jardim da nossa casa ou na praça pública da cidade. Vamos lhe dar netos. Vamos fazer tudo que está ao nosso alcance e além. Vamos nos empenhar para sermos felizes e fazer todos a nossa volta felizes. Vamos ser o melhor de nós mesmos. Porque um cara, em algum momento da vida, chegou do trabalho depois de um dia cansativo e encontrou repouso no colo da sua mulher e a amou.

Neste Dia dos Pais, desprograme toda imagem que você criou deste ídolo, e lembre-se que ele é apenas uma criança. Sim, ele é generoso - honesto - fiel - trabalhador - amoroso e uma criança linda, que você pode sim, colocar nos braços e dizer eu te amo todas as vezes que sentir vontade sem precisar esperar o segundo domingo do mês de agosto para isso. Porque afinal, seu papai merece.

OBS: meu pai não lê o meu blog porque ele não compreende muito as redes sociais, mas se por acaso ele abrir uma excessão, lá vai: DAD, você é a pessoa que mais amo neste mundo, neste planeta, em todas as minhas vidas. Obrigada por tudo.

Um comentário:

Matheus Pitillo disse...

Eu sinceramente achei esse post incrivel! Eu sei que quase todos seus posts sao emocionantes e interessantes, mas esse em especial tem um pontinho mais profundo e ainda mais sincero que os outros. Nosso pai eh demais, e por mais cabeca dura que ele seja as vezes, ele vai ser pra sempre o nosso heroi! :)