terça-feira, 8 de novembro de 2011

O começo de uma nova vida - Episódio 2 - Primeira temporada

Continuando a saga: cirurgia de redução de estômago, quero contar a vocês como foi a primeira consulta.

Como eu tinha dito, fui em um médico super recomendado por 2 amigos anestesistas neste último sábado. Como eu tive que viajar até Goiânia (por ter escolhido dar esse passo bem pertinho da mamy) e eu não queria faltar tanto no serviço, o médico me atendeu fora no consultório, entre uma cirurgia e outra, em uma salinha disponível do pronto-socorro.

A cena é a seguinte. Um médico novo, com a voz calmaaaa, porém muito prático, tentando responder a minha lista de dúvidas (após 1 mês de pesquisa) e convencer meus pais (se virando em pé) de que com 3 quilos a mais viro uma obesa mórbida e que não conseguirei emagrecer de outro jeito.

Para quem está pensando em fazer, sei que cada caso é um caso, mas é bom você já ir com todas as perguntas que quer esclarecer. Aqui estão as minhas:

1) Acabei de mudar meu plano da Unimed para apartamento. Tenho mesmo que esperar a carência de 6 meses? A Unimed não cobre se eu ficar na enfermaria?

Resposta: Depende de médico para médico. Não é a Unimed que exige apartamento, é que com esse plano os médicos ganham mais. Pode ficar tranquila, eu faço a cirurgia em qualquer plano.

2) Meu IMC é 39,3. A Unimed só cobre se for 40. Preciso engordar para ser aceita ou posso tentar emagrecer a partir de agora?

Resposta: Eu nunca te pediria para engordar. Assim que você se consultar com os outros médicos já pode começar a emagrecer.

3)
Quais são os médicos/exames que preciso fazer? Eles tem que ser de Goiânia?

Resposta: Você precisa passar por cardiologista, pneumologista, psicólogo, fisioterapeuta, endocrinologista e nutricionista. Fazer alguns exames de sangue que vou te pedir e endoscopia. São 6 médicos, que não precisam ser daqui. A psicóloga, por exemplo, exige no mínimo 6 sessões porque vai te aplicar muitos testes e dizer se está apta ou não a abrir mão do maior prazer da sua vida.

4)
Quantas horas dura a cirurgia? Quanto tempo eu preciso ficar no hospital? Quanto tempo de recuperação pra voltar a trabalhar?

Resposta: a cirurgia - 1 hora e meia, pra sair da anestesia geral - 3 horas, para sair do hospital - 3 dias, para voltar a trabalhar - 20 dias.

5) Soube que são 6 tipos de cirurgia de estômago. Qual a mais indicada?

Resposta: Cirurgia por videolaparoscopia (nunca aberta) que dimunui o espaço do estômago para 30 ml e desvia o intestino diminuindo a absorção de gordura.

6) Para mim que vou ao banheiro de mês em mês, isso vai ajudar a melhorar a frequência?

Resposta: Sem dúvida, para você será 2 benefícios em 1 só cirurgia. Irá normalizar.

7)
A cirurgia deixa grandes cicatrizes?

Resposta: São 6 pequenos cortes que em 6 meses já estarão completamente desaparecidos.

8) Em quanto tempo posso perder 45 quilos?

Resposta: Esperamos que em 1 ano você já tenha emagrecido tudo que seu corpo precisa.

9) Poderei ter filhos? Corro risco de ficar infértil?

Resposta: Você poderá ter filhos normalmente depois de 1 ano.

10) Como é a preparação para cirurgia?

Resposta: Você se preparará 2 dias antes só ingerindo liquidos.

11) Como é o pós? Quanto tempo ingerindo sopas e sucos?

Resposta: 15 dias só sucos e depois papinhas um pouco mais consistentes.

Bom, eu senti que meu pai não ficou muito feliz, mas não quis me falar nada pra não influenciar. Ele, com certeza, vai consultar mais médicos.

Mas estou bem feliz com o meu. Sei que quem vai me avaliar mesmooo são estes outros médicos, com exames bem complexos. E se eles acharem que devo fazer, eu farei.

Atenção: médicos não são um tipo de gente que querem criar laços, não espere que eles se tornem seus melhores amigos, mas podem confiar neles como profissionais.

Um comentário:

E o sonho continua disse...

Estamos aqui na torcida. Vai dar tudo muito certo....bjcas.